segunda-feira, 3 de julho de 2017

OMS PUBLICA LISTA DE BACTÉRIAS PARA AS QUAIS SE NECESSITAM NOVOS ANTIBIÓTICOS URGENTEMENTE

Resistência bacteriana é capacidade que uma bactéria desenvolve mediante à ação de um antibiótico. Algumas bactérias adquirem multirresistência, no qual existe a insensibilidade à várias classes de antibióticos. A resistência acontece pela transmissão de material genético de uma bactéria para outra.No dia 27/02/2017, com caráter de urgência, a Organização Mundial de Saúde (OMS) realizou uma publicação no qual refere uma lista de “agentes prioritários” correspondente à 12 famílias de bactérias que representam alto risco de resistência bacteriana na atualidade. O desenvolvimento da lista ocorreu com participação da Divisão de Doenças Infecciosas da Universidade de Tübingen, na Alemanha, no qual os critérios de avaliação de patogenicidade foram elaborados com os seguintes critérios: nível de letalidade das infecções, duração das internações hospitalares, frequência das infecções, facilidade de contágio,  prevenção, antibióticoterapia e novos antibióticos desenvolvidos.

“Esta lista é uma nova ferramenta para garantir que a P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) responda às necessidades urgentes de saúde pública. A resistência aos antibióticos está crescendo, e estamos ficando sem opções de tratamento. Se deixarmos as forças do mercado sozinhas, os novos antibióticos que precisamos mais urgentemente não serão desenvolvidos a tempo”, diz Marie Paule Kieny, subdiretora geral da OMS para sistemas de saúde e inovação. 

A lista foi subdividida em três classes: Nível crítico: Atribui às bactérias com multirresistências em hospitais e centros de cuidados onde existe manipulação de cateteres e dispositivos como ventiladores mecânicos, causando pneumonias e infecções generalizadas. As bactérias que correspondem esse grupo são: Acinetobacter baumannii, Pseudomas aeruginosa, Enterobacteriaceae. 

Nível médio e alto: Corresponde às bactérias com multirresistência que causam infecções comuns, como gonorreia e intoxicação por salmonela, sendo elas:

Nível médio: Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Shigella spp; nível alto: Enterococcus faecium, Staphylococcus aureus, Helicobacter pylori, Campylobacter spp, Salmonellae, Neisseria gonorrhoeae.

A publicação tem como objetivo principal alertar a comunidade científica da importância do avanço em elaborar novos antibióticos para o controle de bactérias multirresistentes, e na importância de orientar a população quanto ao uso indevido de antibióticos.

Fonte;http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5357:oms-publica-lista-de-bacterias-para-as-quais-se-necessitam-novos-antibioticos-urgentemente&Itemid=812

Por Rubson Dantas, graduando em enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia, monitor e contribuinte do blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário