Os anti-inflamatórios não-esteróides, conhecidos como AINEs, são medicamentos com capacidade de controlar além da inflamação, a febre e a dor, que normalmente acompanham um quadro inflamatório. Por isso se diz que os três efeitos básicos dos AINEs são antipirético (combatendo a febre), analgésico, (combatendo a dor) e anti-inflamatório (combatendo o edema ou também conhecido com inchaço do local).
Os anti-inflamatórios agem no organismo inibindo a ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX), a qual permite o aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina, responsável pelo surgimento do quadro inflamatório. Portanto, o combate à COX diminui a produção da prostaglandina e, consequentemente, combate a inflamação, dor e febre.
O clínico geral Gabriel Dotta afirma que “Os anti-inflamatórios atuam em diferentes graus, inibindo a enzima ciclooxigenase (COX), prejudicando a transformação de ácido araquidônico em prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos”; e que substâncias anti-inflamatórias (antioxidantes) estão presentes em alimentos e ajudam a prevenir o aparecimento de uma série de doenças.
Por Andreza Silva, graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia, monitora e contribuinte do blog.
Fonte: Cuidados Pela vida. Disponível em <http://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/como-funcionam-anti-inflamatorios> Acesso em: 26/08/2017
Fonte: Google Photos |